• Arte & Artesanato

A exposição de Jean-Michel Basquiat

Eu amei a exposição de Jean-Michel Basquiat, que fica no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, até o dia 7 de abril. Se vocês não foram, recomendo a visita.

De origem porto-riquenha e haitiana, nascido em 1960 na periferia de Nova York e morto em 1988 devido a uma overdose, aos 27 anos, Basquiat pertence à geração dos artistas de rua que emergiram em Nova York no fim dos anos 70.

Basquiat - Procession - exposição CCBB
Basquiat – Procession – exposição CCBB

Seu universo mescla as mitologias sagradas do vudu e da Bíblia, as histórias em quadrinhos, a publicidade, a mídia, os heróis afro-americanos da música e do box, e a afirmação de sua negritude. Com esse grito de revolta, Basquiat acabou definindo uma contracultura urbana, violenta e anárquica, repleta de liberdade.

Basquiat - Flash in Naples - exposicao CCBB
Basquiat – Flash in Naples – exposição CCBB

Os críticos o classificaram como um Neoexpressionista, mas seu trabalho também representa a cultura pop, pois suas pinturas subvertem hierarquias artísticas convencionais ao misturar imagens da cultura erudita e da popular.

Basquiat em São Paulo

Basquiat - Loin - exposição CCBB
Basquiat – Loin – exposição CCBB

Com curadoria de Pieter Tjabbes, a mostra do Centro Cultural Banco do Brasil é bem completa. Além de obras importantes de Basquiat, apresenta trabalhos de grafiteiros e artistas de rua brasileiros que, de uma forma ou de outra, se inspiraram nele.

E fiquem atentos,  a exposição sobre Basquiat ainda segue pra Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Vale muito a pena!

Serviço:

Mostra “Jean-Michel Basquiat – obras da coleção Mugrabi”
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Em cartaz até 07 de abril de 2018
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo / SP
De quarta a segunda-feira, das 9h às 21h.

Fotos: Cortesia The Estate of Jean-Michel Basquiat.

Continue lendo "A exposição de Jean-Michel Basquiat"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.