• Vi & Gostei

As belíssimas fotografias da Favelagrafia

Amigos, vocês sabem que a fotografia é uma das minhas expressões artísticas favoritas. Por isso fiquei maravilhada quando soube da Favelagrafia, um coletivo de nove fotógrafos de nove comunidades diferentes que retratam o dia a dia do local onde vivem de uma maneira poética e criativa.

O projeto Favelagrafia foi idealizado em 2012 pela agência NBS, que explica em seu site: “acreditamos, de verdade, na infinidade de talentos das favelas e periferias das grandes cidades brasileiras”.

favelagrafia

Apresentando a cultura da favela, as imagens que trazem de meninos empinando pipa à limpeza de uma viela com toda a fiação de luz exposta, passando por mulheres fortes retratadas em cores brilhantes são trabalhos belíssimos.

De quebra, algumas legendas da Favelagrafia contêm informações históricas, como a da foto acima, de Elana Paulino: “A origem da favela Alto do Morro-Pico remonta ao início do século XX, quando uma devota de Santa Marta levou uma imagem da santa para o alto do morro. Na década de 1930, foi construída uma capela para abrigar a imagem. O terreno pertencia ao vizinho Colégio Santo Inácio, que passou a permitir que alguns de seus funcionários morassem na encosta do morro, dando origem à atual favela”.

Agora durante a pandemia, eles ainda fizeram uma campanha de doação de alimentos e outra para ajudar na sobrevivência de pequenos negócios locais, divulgando seus serviços. É digno de aplausos!

 

Fotos: Projeto Favelagrafia

 

Continue lendo "As belíssimas fotografias da Favelagrafia"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.