• Papo Reto

Entrevistei o jornalista Edu Carvalho

Amigos, desde que vi o jornalista Edu Carvalho dando uma entrevista ao Pedro Bial não tirei aquela história da cabeça e hoje estou muito feliz de trazer ele aqui para o site.

Edu Carvalho ficou conhecido por criar o site Favela da Rocinha e conta que desde os 5 anos de idade sonha em ser jornalista. Mas o cenário não era o mais favorável: mesmo tendo passado no vestibular de uma boa faculdade particular, ele não tinha dinheiro para pagar a matrícula. “Eu era morador da favela. Mesmo que trabalhasse, não tinha os R$5.300. Então, meus amigos vieram perguntar porque eu não faria aquele curso e expliquei. Eles organizaram uma vaquinha e no dia seguinte eu já tinha o dobro deste valor, conseguindo pagar inclusive a primeira mensalidade. Hoje sou bolsista e digo que sonho compartilhado é uma experiência tão bonita…”, me contou.

Incentivo, diz Edu Carvalho, é fundamental para que muitas garotas e garotos da favela possam seguir seus sonhos. “E não apenas financeiro. O racismo é a maior chaga do Brasil. Esse racismo estrutural, que impede que a gente tenha mudanças na hierarquia. É o que impede pessoas como eu de chegarem em uma faculdade. Além disso, quem mais morre no Brasil são os negros e negras”.

Só a Rocinha tem cerca de 100.000 habitantes – e ele que o site fez tanto sucesso porque muitas pessoas se viram representadas pela primeira vez. Convidado a participar do projeto que implementou o canal CNN no Brasil, Edu Carvalho diz que realizou um sonho. “Agora me empenho em fazer parte de uma ala que quer ver transformações em um futuro não distante. Educação, saúde e racismo precisam mudar agora. Porque o futuro é daqui a um minuto”.

 

 

Continue lendo "Entrevistei o jornalista Edu Carvalho"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.