• Entrevistas

Eder Chiodetto, o expert em fotografias

Amigos, lembram que eu contei aqui sobre o “Efêmero Perpétuo”, meu livro de fotografias? Pois a publicação não teria sido possível sem a ajuda de um amigo, o Eder Chiodetto. Ele é curador de fotografias, jornalista e dono da escola de fotografia Fotô, voltada para fotógrafos profissionais que querem desenvolver um trabalho autoral. O Eder ainda apresenta o programa “Arte na Fotografia”, que vai ao ar às sextas de manhã no canal Arte 1. Já deu pra ver que ninguém melhor do que ele para bater um papo sobre foto, não é mesmo?

Começamos falando sobre a evolução da fotografia profissional no Brasil desde os anos 90 e Eder deu uma verdadeira aula. “Chega um momento em que a fotografia brasileira deixa de fotografar questões relacionadas à identidade nacional e passa a falar das emoções do ser humano”, contou.

Nosso papo foi ficando cada vez mais animado até que chegamos no papel da educação para as novas gerações. “Como ensinar um adolescente que tem o mundo na palma da mão escrevendo fórmulas de álgebra com giz no quadro?”, meu entrevistado perguntou.

Por falar em educação, Eder Chiodetto me contou sobre seu impressionante livro “Ser diretor: Uma viagem por 30 escolas públicas brasileiras”, que vocês podem clicar aqui para baixar.

Agora, assistam ao vídeo e me digam: ele é ou não é autoridade no assunto?

Continue lendo "Eder Chiodetto, o expert em fotografias"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.