• Papo Reto

Como lidar com a ansiedade e o pânico

Amigos, segundo o Google, as buscas por termos relacionados a transtornos mentais aumentaram em 98%. Foi o recorde dos últimos dez anos. A pergunta que mais se destacou foi “como lidar com a ansiedade”. Eu fiquei muito intrigada e preocupada, e resolvi chamar a Rosely Gomes, que atende na área de psicologia e na de psicologia analítica há 37 anos, para falar sobre isso.

“Não me surpreende porque a maior queixa que a gente ouve em consultório é a ansiedade. As pessoas estão se intoxicando com notícias repetidas e isso vai aumentando nossa sensação de impotência. Coloca a gente de frente para a morte, o inesperado e algo que não podemos controlar. E isso gera muita ansiedade”, explicou.

As incertezas sobre a saúde da gente e dos entes e queridos e também sobre a situação econômica deixam a gente em um estado de alerta intenso e estressante e isso pode desencadear até doenças como depressão e, em casos extremos, síndrome do pânico. Eu quis saber sobre a melhor forma de lidar com toda essa ansiedade e a resposta foi mais simples que eu imaginava: basta respirar com consciência e, se possível, meditar. “Se a gente usasse a respiração abdominal como forma de se acalmar seria ótima. É tentar colocar a barriga pra frente e pra trás. Uma técnica simples que acalma quase instantaneamente”, disse a dra. Rosely.

Sobre meditação, ela explicou que existem diversas correntes e formas de meditar. A gente precisa escolher a que mais combina com o nosso estilo de vida. Mesmo que seja apenas dois minutos por dia. E quando não estamos meditando, o ideal é estarmos 100% presentes no que estamos fazendo, sem ficar imaginando como será o futuro ou o que faremos depois. É o famoso mindfulness.

Claro que em algumas situações da vida, podemos sentir ansiedade, como uma entrevista de trabalho. Ficamos com medo que aquilo não dê certo e é uma sensação antecipatória que traz certo sofrimento.

“O pânico é diferente. Podemos ter episódios esporádicos, mas quando é frequente, configura a síndrome do pânico. E ela pode comprometer até atividades diárias das pessoas. Normalmente o tratamento inclui medicação e psicoterapia. Para ajudar uma pessoa em uma crise de pânico, também existem estratégias”, explicou. Vejam o vídeo para saber como fazer.

Até porque, segundo a dra. Rosely, não é só a pandemia. A depressão é um dos grandes males do nosso século. Por isso, é importante ver como a gente estava antes mesmo disso tudo começar. Já sentia ansiedade? Já se cuidava? Vamos manter nossa sanidade mental na medida do possível com hábitos saudáveis, amigos. E isso sempre! Vejam essa entrevista porque vale muito a pena.

 

Continue lendo "Como lidar com a ansiedade e o pânico"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.