• Receitas

Salada japonesa de vieiras e martini com saquê

Amigos, o quarto e último convidado da série Adolescentes na Cozinha da Silvana é Jun Murakami, de 16 anos. Filho do grande chef Tsuyoshi Murakami, o Jun veio preparar uma tradicional salada japonesa, o sunomono, mas em uma versão sofisticada, com vieiras.

Para a harmonização perfeita, Jun trouxe um convidado: seu assistente, Ricardo Matsuoka, de 23 anos, que preparou o Umi Martini uma versão japonesa de um dos meus drinques preferidos: o dry Martini. Ele me explicou que Umi significa mar em japonês e o nome veio do ingrediente especial do drinque: a alga desidratada kombu, muito usada da cozinha japonesa.

O conhecimento refinado desses meninos me surpreendeu: eles explicam até porque o drinque harmoniza perfeitamente com a salada.

Assistam ao vídeo que vocês vão ver como é fácil de fazer e ficar com água na boca, como eu!

 

Receita de Umi Martini

Ingredientes:

50 ml de gin Tanqueray Tem

20 ml de saquê seco infusionado por 48 horas com kombu

Gelo

 

Como fazer:

Coloque pedras de gelo em uma taça de Martini para refrescá-la e deixe por 10 minutos. Depois descarte o gelo. Paralelamente, em uma coqueteleira, também coloque o gelo e mexa delicadamente com uma colher longa ou misturador para drinques. Escorra o excesso de água e coloque as bebidas. Misture delicadamente e finalize com um nó de kombu.

 

Receita do Sunomono de Vieiras

Ingredientes para duas porções:

2 gemas de ovo de codorna

4 vieiras com a coral

½ pepino japonês cortado em fatias finas

Minibrotos de rabanete

1 colher (chá) de ovas de capelin

1 colher de shoyu

2 colheres de suco de laranja

2 colheres de suco de limão

 

Como fazer:

Em um bowl pequeno, faça o molho Ponzu, misturando o soyu e os sucos. Em outro bowl, dê uma leve pressionada nas rodelas de pepino e posicione ao fundo. Corte as vieiras ao meio, dê uma leve maçaricada e as posicione sobre os pepinos. Por cima, as ovas e o broto de rabanete. Finalize com o molho Ponzu e a gema de ovo.

 

 

 

Continue lendo "Salada japonesa de vieiras e martini com saquê"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.