• Receitas

Receita de nhoque caseiro do chef Onorato Fiorentino

Oi, amigos.

Eu conheço o chef Onorato Fiorentino, do Olea Mozzarella Bar, há décadas. Já o acompanhei por seus diversos restaurantes e hoje sou cliente fiel do Olea. De lá, adoro as saladas e o delicioso nhoque caseiro. Por isso, chamei meu amigo para fazer esse prato e… surpresa! De quebra ele ensinou a fazer dois molhos: o alla sorrentina e o de gorgonzola e radicchio.

Nhoque é um prato delicioso de fazer em família: lembro que minha avó me chamava para cortar e deixar no formato certinho. Dava um trabalhão e, na época, eu ficava brava de ter que fazer, mas hoje sinto saudades.

Os molhos escolhidos pelo Onorato são bem fáceis de fazer. Se você já tiver a polpa de tomate – eu faço as minhas na fazenda em um panelão e congelo – prepara o molho alla sorrentina em cinco minutos! Porque cozinha simples é isso.

Já o molho de gorgonzola e radicchio também é bem rápido, mas vai surpreender seus convidados pela combinação de sabores. A minha cozinha ficou num perfume… que vou contar para vocês!

 


Receita de nhoque caseiro do chef Onorato Fiorentino

Massa:
Ingredientes:
1/2 kg de farinha
1 kg de batatas Asterix

Modo de fazer:

Cozinhe as batatas sem casca até que fiquem macias. Esprema e misture com a farinha, aos poucos, até dar ponto. Faça rolinhos e corte em cubos ou no formato que preferir. Cozinhe rapidamente na água fervente com sal: quando os nhoques subirem, estão prontos.

Molho alla sorrentina
Ingredientes:
1 dente de alho
1 xícara de polpa de tomate
Manjericão
1 bola de mozzarella de búfala
Parmesão

Modo de fazer:

Refogue o alho em um fundo de frigideira de azeite, vire o molho de tomate e as folhas de manjericão rasgadas e deixe cozinhar em fogo baixo por cinco minutos. Desligue o fogo, despedace a mozzarella e espalhe sobre os nhoques. Polvilhe com parmesão ralado na hora.

Molho de gorgonzola e radicchio
Ingredientes:

1 colher (de sopa) de manteiga
1 punhado de folhas de radicchio
Leite suficiente para diluir os queijos
2 colheres (sopa) de mascarpone
80 a 100 gramas de gorgonzola

Modo de fazer:

Refogue as folhas rasgadas de radicchio na manteiga, coloque o mascarpone e o gorgonzola, misture e, se preferir o molho mais líquido, acrescente a quantidade de leite desejada. Cubra os nhoques e bom apetite!

 

Continue lendo "Receita de nhoque caseiro do chef Onorato Fiorentino"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.