• Receitas

Tournedos Rossini: como fazer e um pouco de história

Amigos, vocês sabem que minha especialidade é a cozinha italiana, e quando se trata de pratos franceses, eu gosto de comer e… de aprender a fazer. Por isso convidei meu amigo Fabio Berti para preparar os tournedos Rossini, uma delícia para preparar em dias especiais que tem uma história bem curiosa.

Reza a lenda que os tournedos Rossini foram criados no Café Anglais de Paris para o compositor de ópera italiano Gioacchino Rossini (1792-1868), autor de obras-primas como “O Barbeiro de Sevilha”. A autoria da receita é disputada por três grandes chefs franceses: Adolphe Dugléré, Marie-Antoine Carême e Auguste Escoffier. Existe ainda uma versão do Pequeno Dicionário da Gastronomia, que conta que seria na verdade autor do prato ao pedir um filé Chateaubriand com molho demi-glace, trufas e foie gras.

Mas o que importa mesmo é que esse prato com cara de festa, apesar de levar ingredientes mais caros, é bem fácil de preparar. A nossa versão é sem trufas negras e o molho rôti – que o cunhado do Fabio prepara e em breve eu vou ensinar por aqui – deu um toque especial. Para acompanhar, servimos essas batatas gratinadas aqui.

 

Receita de Tournedos Rossini

Ingredientes:

2 bifes altos de filé mignon

2 fatias (um dedo de espessura) de foie gras

4 colheres (sopa) de molho rôti

1 taça pequena de vinho do Porto

Azeite

Sal e pimenta-do-reino a gosto

 

Como fazer:

Tempere a carne com sal e pimenta-do-reino. Em uma frigideira, coloque um fio de azeite e doure a carne de todos os lados, sem cozinhar muito por dentro. Reserve. Na mesma frigideira, doure o foie gras dos dois lados. Reserve. Aqueça o molho rôti e acrescente o vinho. Devolva a carne à frigideira para envolvê-la no molho e monte o prato: sobre a carne, coloque o foie gras e, ao redor, o molho. Sirva com batatas gratinadas.

 

 

Continue lendo "Tournedos Rossini: como fazer e um pouco de história"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.