• Receitas

Massa com polvo fácil de fazer

Oi, amigos.

Meu convidado de hoje na série Grandes Chefs, do Na Cozinha da Silvana é o chef italiano Antonio Maiolica. Ele veio de Salerno para assumir a cozinha da Tappo Trattoria e tem receitas de dar água na boca, como essa massa com polvo fácil de fazer.

Tímido, o chef conta que os segredos desse prato são o tamanho do polvo e a massa, que leva tinta de lula. Dica: para uma verdadeira receita italiana, troque 30% da farinha de trigo por sêmola para deixar a massa mais elástica.

Existem também dois princípios importantes da cozinha italiana que você pode levar pra vida: nunca use cebola com frutos do mar, pois ela é adocicada, e nem pense em polvilhar com queijo!

Prontos pra aprender? Vamos lá. E prestem atenção no momento em que o chef finaliza o preparo da massa: ela é feita “in chitarra”, como a gente diz na Itália, devido a um utensílio bem divertido que corta o macarrão.

 

Receita da massa com polvo afogado do chef Antonio Maiolica

Ingredientes:

Massa:

500 gramas de farinha de trigo

5 ovos
30 gramas de tinta de lula
Polvo:

1/2 kg de polvo “chaveirinho”

2 bandejas de tomate-cereja
Manjericão
1 garrafa de polpa de tomate
3 dentes de alho
1 pimenta dedo-de-moça

 

Modo de fazer:

Massa:

Misture todos os ingredientes com as mãos e só coloque água caso precise dar mais elasticidade à massa. Depois, corte com uma faca ou com a chitarra, polvilhe com farinha e leve a uma panela de água fervente com sal. Assim que a massa subir, está pronta.

 

Polvo:

Refogue tudo em uma frigideira grande de ferro no azeite, com sal a gosto. Finalize a massa nessa frigideira, salteando algumas vezes. Calcule dois polvos “chaveirinho” por pessoa e termine regando com azeite extra-virgem cru. E bom apetite!

 

 

Continue lendo "Massa com polvo fácil de fazer"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.