• Receitas

Como fazer molho concentrado de tomates

Amigos, vocês que me acompanham, sabem o quanto dou preferência a produtos naturais, sem conservantes e sem agrotóxicos. Como boa italiana que sou, em casa não pode faltar um bom molho de tomate. Os que uso em minhas receitas sou eu mesma quem faço.

Há alguns dias estive na fazenda e aproveitei a ocasião para preparar uma nova remessa e renovar o estoque de molhos. Não perdi a chance de fazer este filme mostrando todos os detalhes do preparo.

Apesar de todo trabalho que envolve o preparo, é tudo muito divertido e além das minhas estimadas colaboradoras, contei com a ajuda do meu neto Vittorio.

Ingredientes:

Tomates maduros (eu faço com 60 kg)*

Sal a gosto

*Lembrando que você pode fazer esta receita com qualquer quantidade de tomates, porém, observe que por conta de todo processo, se você usar 1 kg de tomates, você não terá um 1kg de molho concentrado, então seja generoso na quantidade de tomates.

Modo de preparo

Pique os tomates inteiros (com casca e semente) e coloque-os em uma panela grande. Deixe cozinhar por 8 horas. No dia seguinte leve essa pasta para o liquidificador e bata por 10 segundo. Passe a massa de tomates por uma peneira e leve para o fogo por mais 4 horas. Reserve o molho de tomate em potes. Espere esfriar e você já pode congelar o seu delicioso e saudável molho de tomate. Tenho certeza que todos vão gostar.

Continue lendo "Como fazer molho concentrado de tomates"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.