• Receitas

Como fazer a foccacia de Portofino típica da Ligúria

Amigos, esses dias estive em Portofino, uma cidadezinha linda na região da Ligúria, na Itália, visitando a minha amiga Barbara que mora por lá. A cidade é cheia de coisas deliciosas para comprar. Passei o dia todo passeando por suas ruas e, ao cair da noite, recebemos a visita da Amália, uma brasileira, casada com o português que mora há muito tempo por lá.

Essa cozinheira de mão cheia me ensinou os segredos para se fazer uma verdadeira focaccia col formaggio (focaccia com queijo) ou a focaccia di Recco, como também é conhecida por ter sido criada na cidade da Riviera da Ligúria que leva o seu nome. A Amália me contou que a massa é muito parecida com a massa do pastel de feira aí do Brasil, mas o mais interessante é que só precisa de dois ingredientes para ser feita: farinha e óleo.

Para comemorar a noite, também preparei um tradicional Belini para acompanhar. Confira a receita da dessa deliciosa focaccia e do refrescante drink. Vocês vão se apaixonar!

Ingredientes Focaccia col formaggio:
300 gramas de farinha de trigo tipo grano tenero 00
4 colheres de sopa de óleo ou azeite
200 ml de água morna
400 gramas de queijo stracchino ou catupiry
Sal a gosto

Como fazer:
Coloque a farinha e o óleo em um recipiente fundo e mexa tudo com uma colher de pau até pegar liga, em seguida amasse com a mão até desgrudar do recipiente. Não é preciso sovar muito, basta que desgrude. Jogue um pouco de farinha na mesa e termine de amassar na mesa. Quando a massa desgrudar da mão ela estará pronta. Corte um bolinhas de mais ou menos 7 cm e deixe-as descansar por 10 a 15 minutos. (se você tiver um tempo maior é melhor, pois quanto mais a massa descansa mais ela fica elástica).

Passado o tempo de descanso, unte a mesa com um pouco de farinha e comece a abrir a massa até ficar bem fininha, como um lençol transparente.

Em uma assadeira de pizza untada com azeite ou óleo estique a massa e depois preencha com o queijo. Em seguida cubra com a outra parte da massa já aberta.

O segredo para as duas partes ficarem grudadas é tirar o excesso de massa com o próprio rolo. Adicione um pouco de azeite e sal por cima da massa fechada e em seguida faça furinhos com a mão na massa para que possa liberar o vapor.

Leve ao forno 210 graus por 8 minutos. Pronto. Já temos o aperitivo do dia. A massa fica crocante e o queijo derretido por dentro. Uma delícia!

Rendimento: 3 focaccias

Ingrediente para o Bellini:
100 ml de suco de pêssego branco
50 ml de espumante tipo prosecco

Como fazer:
Em uma taça especial misture o suco de pêssego branco com o espumante! Pronto! É só comemorar!

Continue lendo "Como fazer a foccacia de Portofino típica da Ligúria"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.