• Receitas

Receita fácil da “vera” polenta

Amigos, polenta é uma das coisas mais simples de se fazer. Só não vale apelar para a semipronta porque eu, como italiana, digo para vocês que não é a mesma coisa!

Polenta é um prato que, além de fácil e barato de fazer, pode ter vários tipos de acompanhamento: de um simples queijo gorgonzola esmigalhado a um sofisticado ragu de carne de caça, passando por molho à bolonhesa, frango, fígado, bacalhau, cogumelos, legumes e o que mais você imaginar.

O preparo da polenta pode também ter outras texturas: assada e frita ela também fica uma delícia. Não é por acaso que se consumia tanto durante as guerras na Itália. Agora, vamos ao preparo:

 

 

Receita de polenta

Ingredientes:

4 litros de água

1 quilo de polenta

Sal a gosto

2 colheres (sopa) de manteiga

Queijo parmesão ralado (se quiser)

 

Como fazer:

Ferva a água em uma panela funda e acrescente aos poucos a polenta, misturando sempre, se possível com um fouet no começo. Depois, com a colher de pau ou silicone, continue mexendo por cerca de 40 minutos. Não pare porque ela pode espirrar em você ou empelotar. Você sabe que está boa quando aparece o fundo da panela. Um truque para saber se a textura está boa é deixar a colher de pé no meio da panela. Se ela parar, está pronta. Salgue a gosto e espalhe sobre uma tábua. Para dar mais cremosidade, eu acrescento a manteiga e o parmesão. Agora, se quiser, é só escolher o acompanhamento (eu fiz um ragu de linguiça como vocês podem ver no vídeo) e bom apetite!

 

Continue lendo "Receita fácil da “vera” polenta"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.