• Pets

Os gatos são mais espertos que pensamos

Amigos, existem vários estereótipos em torno dos felinos, muitos deles negativos: preguiçosos, desapegados em relação aos donos, indiferentes, cheios de personalidade… e bem sabemos que muitas vezes os estereótipos não dão conta da realidade. Mas no caso dos gatos, parece que não é bem assim.

Sabem quando a gente chama os gatos pelo nome e eles simplesmente nos ignoram? Então, um estudo realizado pela Universidade de Sophia, no Japão, mostra que os bichanos não fazem isso porque não entendem que estão sendo chamados. Eles nos ignoram de propósito mesmo.

Gatos sabem quando são chamados (2)

Os pesquisadores tiveram que encarar um desafio: enquanto em estudos a respeito da reação dos animais diante da voz humana o resultado é evidente e de fácil reconhecimento, no caso dos gatos foi preciso empregar uma metodologia específica. Eles utilizaram um alto falante com palavras aleatórias e, entre elas, o nome dos animais – e analisaram reações tão discretas quanto uma contração de orelha ou um leve movimento de cabeça. Poucos foram os felinos que agiram de forma mais expressiva, movendo a cauda ou mesmo miando.

O resultado? Todos reagiram ao seu nome, em todos os cenários – tanto com a voz do dono quanto com a de humanos desconhecidos. Os animais reagiam até mesmo ao nome de outros gatos com quem convivem, comprovando que os bichos compreendem o que dizemos. Só não gostam de fazer a nossa vontade, mesmo. 😉

 

 

Foto: Flickr/ Alina Sandu e Flickr/ Raita Futo

Continue lendo "Os gatos são mais espertos que pensamos"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.