• Pets

Um rato herói detecta minas no Camboja

Amigos, achei muito fofa essa história: Magawa, um rato africano de 7 anos, ganhou a medalha de ouro PDSA por salvar vidas. A premiação é concedida todos os anos pela ONG britânica People’s Dispensary for Sick Animals e essa é a primeira vez – em 30 anos – que um rato ganha a honraria. 

Vocês devem estar se perguntando o que ele fez de tão especial. Eu também fiquei curiosa e descobri que ele identificou minas terrestres – para que fossem desarmadas – no Camboja.

Em geral, os ratos são usados para detectar minas por seu senso olfativo apurado e por serem leves o suficiente para não acionar as minas. Mas Magawa conseguiu a façanha de farejar 39 minas e 28 munições prestes a explodir.

De acordo com a Apopo, ONG que cria e treina os ratos, Magawa nasceu na Tanzânia e hoje tem 1,2 kg e 70 centímetros, maior que qualquer outra espécie de rato. Por isso, ele é capaz de, em apenas 20 minutos, explorar uma área do tamanho de uma quadra de tênis. Com um detector de metais um humano levaria entre um e quatro dias para percorrer o mesmo espaço.

O rato herói trabalha de 30 minutos a 1 hora por dia e está perto de se aposentar. Podemos dizer sem exagero que a medalha de ouro veio coroar uma vida de dedicação. Como os animais são incríveis, não é, amigos?

 

Foto: Reprodução/PDSA

Continue lendo "Um rato herói detecta minas no Camboja"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.