• Pets

Baleias em cativeiro nunca mais!

Amigos, em uma prática no mínimo polêmica, a Rússia mantinha até este ano baleias em cativeiro. Baleias das espécies beluga e orca ficavam presas em tanques apertados na região de Nakhodka para ser vendidas para parques aquáticos na China.

Por viverem em condições tão precárias, muitas das baleias ficavam doentes e denúncias vindas de ONGs como o Greenpeace e de ativistas como o cientista marinho francês Jean-Michel Cousteau (filho do falecido navegador Jacques Cousteau) pressionaram o governo russo para que esse horror acabasse.

Até abril deste ano ainda havia 98 baleias em cativeiros na baía de Srednyaya. No mercado ilegal, orcas podem valer milhões de dólares e belugas chegam a ser vendidas por dezenas de milhares de dólares.

O caso da Rússia ganhou projeção mundial depois que celebridades se envolveram na causa: Leonardo DiCaprio pediu em suas mídias sociais que seus seguidores assinassem uma petição e a ex-modelo Pamela Anderson escreveu ao presidente Vladimir Putin pedindo ações para libertar as baleias.

Funcionou. A boa notícia é que as últimas baleias em cativeiro da Rússia foram libertadas esta semana em uma operação que durou cinco dias.

 

Foto: emmily2008 em Flickr

Continue lendo "Baleias em cativeiro nunca mais!"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.