• Pets

Eutanásia em animais, um assunto delicado

Amigos, decidir tirar a vida de seu fiel companheiro não é tarefa fácil. Vocês já tiveram que passar por essa difícil experiência? A eutanásia não é permitida no Brasil para seres humanos, mas o Conselho de Medicina Veterinária autoriza essa prática em alguns casos. Por ser uma questão muito delicada conversei com a veterinária Michele Sandrault que me orientou sobre a eutanásia em animais.

O assunto preocupa tanto que o Conselho Federal de Medicina Veterinária disponibiliza um Guia brasileiro de boas práticas para eutanásia em animais. Uma cartilha para o veterinário que indica quais os melhores procedimentos a serem tomados, quais as práticas permitidas por lei em caso de animais de pequeno e grande porte e animais silvestres. Esse estudo visa o bem estar animal e leva em consideração que nossos bichinhos sentem e também reagem a dor.

“Eu sou uma veterinária totalmente contra a eutanásia, quem me conhece sabe que eu realmente não recomendo, a não ser em último, caso para os animais de pequeno porte como cachorros e gatos. Hoje, existe um avanço muito grande na medicina veterinária e muitos tratamentos podem ajudar no prolongamento da vida deles”, explica.

Apesar de os animais de pequeno porte responderem bem aos tratamentos médicos, o contrário pode não acontecer com animais de grande porte como cavalos, bois e vacas. O episódio de Brumadinho trouxe à tona a questão da eutanásia nesses animais. Muito se falou a respeito.

Fonte: O Globo Brasil

Em um primeiro momento saber que estavam abatendo animais com rifles nos deixou assustados, mas com muita propriedade a Michele me explicou o que aconteceu por lá.

“Parece bastante cruel, mas nessas horas críticas, essa técnica de abate é permitida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. Antes de criticar é preciso entender o que estava acontecendo. Eram animais de grande porte, que estavam atolados na lama e não tinham condições de serem resgatados e, mesmo que fossem, eles não teriam condições de recuperação. O que aconteceu em Brumadinho equivale-se à uma situação de guerra. Não é o ideal, mas foi a solução encontrada e permitida por lei para diminuir ao máximo o sofrimento daqueles animais no momento”, comenta.

A eutanásia sempre será um assunto muito delicado!

Continue lendo "Eutanásia em animais, um assunto delicado"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.