• Pets

Criar cobras em casa e a história da naja

Amigos, eu sei que já se passaram alguns dias, mas ainda estou horrorizada com a história do estudante de Brasília que criava e foi picado por uma naja. Afinal, é permitido criar cobras em casa? Sim, mas com ressalvas. É fundamental procurar um criadouro legalizado pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e ver quais tipos de cobra podem ser criadas em casa. Elas costumam custar a partir de R$ 5 mil e viver de 20 a 30 anos.

Mas definitivamente não foi o caso do estudante Pedro Henrique Krambek. A naja é uma das cobras mais venenosas do mundo e originária de regiões da África e da Ásia. Seu comércio é proibido no Brasil. Segundo a ativista pelos direitos dos animais Luisa Mell, “criar serpentes exóticas é crime ambiental no Brasil. Além de colocar em risco toda a sociedade, ela pode se transformar em uma praga para nosso ecossistema”. E principalmente: a criação de espécies peçonhentas é proibida no país, justamente pelo risco de acidentes. Tanto que o estudante foi multado pelo Ibama, em R$ 2 mil, por criar a naja sem autorização.

Para piorar a história, a Polícia Civil apura se ele fazia parte de um grupo de tráfico de animais em Brasília. De acordo com o site G1, peritos da corporação encontraram indícios de maus-tratos em 16 cobras apreendidas na semana passada e que pertenceriam a Pedro Henrique.

Continue lendo "Criar cobras em casa e a história da naja"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.