• Pets

Regenera: o tratamento com células-tronco para pets

Parece coisa de filme de ficção científica, mas já existe tratamento com células-tronco para pets, acreditam? Em Campinas, a Regenera Pet, da doutora Michele Andrade de Barros, cuida exatamente disso.

A terapia com Células-Tronco Mesenquimais é resultado de muita pesquisa e pode trazer a cura para casos mais difíceis de doenças de pets. Essas células estão presentes em vários tecidos do indivíduo adulto e, num machucado, por exemplo são recrutadas pelo organismo para auxiliar na recuperação. “Acontece que, com o passar dos anos, a produção dessas células-tronco diminui consideravelmente, prejudicando esse processo de regeneração natural. O que a biotecnologia fez foi potencializar esse sistema que já existe”, explica Michele.

Em laboratório, elas são isoladas e mimetizam esse processo natural. “Quando aplicadas, as células-tronco são atraídas para a lesão e contribuem para a restauração do tecido lesionado se diferenciando em células saudáveis do órgão comprometido. Além disso, as células secretam inúmeras biomoléculas que permitem ações importantes na recuperação da lesão, como a capacidade de produzir novos vasos sanguíneos, atenuar a fibrose, evitar a morte celular programada e exercer ação anti-inflamatória e imunossupressora, além de estimularem as células tronco do próprio microambiente”, completa a doutora.

Atualmente, as células-tronco podem ser utilizadas para tratar patologias como doença renal, artrose, fratura óssea, lesão na medula espinhal, lesão de tendão e ligamento, sequela neurológica de cinomose, aplasia/hipoplasia de medula óssea, atopia, doença hepática, úlcera de córnea e ceratoconjuntivite seca, entre outras. “No entanto, o animal deve ser devidamente avaliado para saber se está apto a receber a terapia e se realmente tem indicação de tratamento”, destaca Michele. “A Regenera disponibiliza essa terapia para cães, gatos e cavalos através de médicos veterinários credenciados presentes em mais 15 estados brasileiros, totalizando mais de 300 profissionais. Em mais de 8 anos de experiência, a Regenera já tratou mais de 3.000 animais”, conclui.

Já imaginaram um tratamento indolor para aquela doença que parecia incurável? Eu adorei a ideia!

 

 

Foto: Flickr/ Canadian Film Centre

Continue lendo "Regenera: o tratamento com células-tronco para pets"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.