• Pets

Benefícios do ronronar dos gatos

https://www.youtube.com/watch?v=A5nQutGA4VU&feature=youtu.be

Amigos, vocês já devem saber que os felinos ronronam quando estão felizes e quando recebem carinho, né? Mas vocês sabem por que isso acontece e quais são os benefícios do ronronar dos gatos, inclusive pra gente?

O ronronar dos gatos acontece quando um sinal neurológico é enviado repetitivamente para os músculos da laringe dos bichinhos. Então, eles se contraem entre 25 a 150 vezes por segundo, emitindo vibrações. Segundo o site da BBC, “conforme eles se movem, dilatam e contraem a glote – a parte da laringe que cerca as cordas vocais – e, assim, o ar vibra toda vez que o gato respira. O resultado? Um ronrom”. 

E esse ronronar dos gatos é também uma questão instintiva e primitiva de sobrevivência. Ainda recém-nascidos, eles emitem esse barulho para que suas mães possam localizá-los na hora de alimentá-los. “Isso pode continuar em alguns gatos adultos que ronronam ao comer – ou que ronronam antes de comer como uma tentativa de convencer humanos de que é hora da janta”, diz a reportagem.

Mas o mais curioso vem agora: pesquisas recentes mostra que a frequência do ronronar dos gatos, que varia de 25 a 40 Hertz por segundo (Hz), traz benefícios para quem está por perto: aumenta a densidade óssea, tonifica os músculos, alivia dores agudas e crônicas, acelera a cicatrização e melhora a circulação e a oxigenação do nosso organismo. Maravilhoso, não é mesmo?

Continue lendo "Benefícios do ronronar dos gatos"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.