Amigos, achei fofo saber que guepardos e cachorros podem se dar muito bem. Na verdade, já há algum tempo, o Fundo de Conservação de Guepardos, que fica na Namíbia, descobriu que cachorros da raça pastor-da-Anatólia são ferozes defensores desta espécie de felino, que é a mais veloz do mundo e corria o risco de entrar em extinção. Hoje são catalogados apenas 7.500 em ambientes selvagens.
O convívio entre guepardos e cachorros deu muito certo e a iniciativa ganhou prêmios mundo afora. Aí que o zoo de San Diego, que possui um dos programas de criação de guepardos mais bem-sucedidos do mundo, com cerca de 160 guepardos nascidos por lá, aproveitou a ideia, ainda nos anos 80, mas viu que ainda havia um benefício a mais.
Guepardos resgatados, e que vão parar em cativeiro, sofrem muito com questões de ansiedade e os cuidadores do zoológico perceberam que a convivência com cachorros fez muito bem para o emocional deles.
Que os cachorros fazem muito bem à saúde dos humanos eu já falei aqui, lembram? O que eu não sabia é que também faziam bem aos guepardos.
Tanto fazem que o zoológico de Dallas seguiu o mesmo caminho e comprovou que guepardos e cachorros podem ser melhores amigos. Lá, o caso mais recente é de um labrador chamado Amani que foi cuidar do filhote Winspear. Juntos, eles brincavam de buscar objetos e correr juntos. E as fotos são pura alegria para os nossos olhos!