• Papo Reto

Sonia Racy fala sobre os rumos da economia brasileira

Amigos, hoje eu converso com a jornalista Sonia Racy, colunista do Estadão e uma das maiores autoridades em economia brasileira. Eu quis saber como ela imagina que será esse futuro próximo pós-pandemia e a resposta não podia ser mais direta: “Se alguém minimamente informado disser que sabe como será este mundo novo está mentindo”. É claro, vivemos tempos muito incertos, mas com todo o conhecimento dela dá para ter uma boa ideia.

“Quatro ou cinco meses antes da pandemia, eu vi um relatório que dizia que 30% de todas as ações de todos os países do mundo já estavam pagando juros negativos. Com esta pandemia deve estar em 60% ou 70%. A tendência é o dinheiro diminuir de importância e os ativos reais, como imóveis, fazendas, fábricas e indústrias se valorizarem muito no mercado”, explica.

Além disso, as pessoas têm mudado. E isso é importante porque a sociedade precisa se movimentar para diminuir a desigualdade. “A distribuição de renda que o capitalismo pressupunha não aconteceu. O que funciona hoje é uma junção de ditadura e capitalismo selvagem, na China. Precisamos ver o que vai acontecer”, disse.  E na economia brasileira não é diferente, pois temos muitas desigualdades.

Mas Sonia conta que o ministério da economia está fazendo um bom trabalho, dentro do possível, visto a realidade tumultuada que estamos vivendo. “Eles estão injetando dinheiro na economia brasileira”. E por falar em governo, Sonia me disse que acha que não teremos eleições nem em novembro.

Em relação aos cidadãos, ela conta que a abertura do país não mudou nada. “Hoje temos no Brasil 240 milhões de infectologistas e cada um faz o que quer de acordo com a sua cabeça”.

 

Continue lendo "Sonia Racy fala sobre os rumos da economia brasileira"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.