• Viagens

Visitei uma unidade de conservação de elefantes

Amigos, eu sei, eu sei. Ando encantada pela natureza selvagem da África e sua fauna, como os gorilas (passeio que contei aqui) e os elefantes (até adotei um, lembram?)

Pois em minha última visita à África do Sul, conheci a unidade de conservação Sandford, que ocupa 2.000 hectares e abriga elefantes em perigo de extinção, cuidados pela ONG Elephants for Africa.

A visita é uma experiência inesquecível, e os tratadores explicam as características dos elefantes, maiores animais terrestres da atualidade. Um exemplo é a dieta deles. Herbívoros, podem consumir até 100 quilos de alimento por dia. Não à toa, pesam em média seis toneladas e atingem até quatro metros de altura!

É um ambiente bem tranquilo, em que os elefantes vivem livres e é uma graça vê-los estendendo a tromba para pegar alimentos das mãos dos tratadores – ou mesmo das nossas! Quem vive essa experiência quase esquece que os elefantes africanos estão morrendo em um ritmo alarmante! Em 2007, havia cerca de 472.000 elefantes na África, número que caiu para 436.000 em 2013.

Atualmente, segundo a ONG, poucos permanecem em estado selvagem e 70% destes utilizam áreas fora das áreas protegidas. Seu maior risco é cair nas mãos de caçadores, que os matam por seu marfim ou se deparar com um assentamento ou uma terra agrícola, de onde é expulso. E adivinhem como?

Mas vamos ficar com a boa notícia: ONGs como a Elephants for Africa estão fazendo o possível para reverter esse cenário, como vocês podem ver no vídeo acima.

 

 

Continue lendo "Visitei uma unidade de conservação de elefantes"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.