Amigos, no sul da Itália existe um verdadeiro paraíso onde o sol sempre brilha e as águas límpidas do Mar Tirreno são pura inspiração. Mas é tanta natureza e tanta opção de gastronomia e de compras que fica sempre a pergunta: o que fazer em Capri?
A melhor época para viajar para lá é no verão europeu, entre junho e setembro, quando as águas verde-esmeralda refletem uma luz única.
Antes de te contar o que fazer em Capri, já adianto: o grande barato por lá é andar, por isso leve sapatos confortáveis.

Mesmo de longe você já pode apreciar os faraglioni (acima), formações rochosas que são ícones da paisagem de Capri. Para explorar melhor a região, alugue um barquinho – apelidado de “gozzo”.
Os barqueiros levam vinho branco, mozarela, presunto cru e o que mais você encomendar. Além disso, são muito simpáticos. Você passa o dia tomando banho, mergulhando nas águas cristalinas e visitando as grutas locais, como a famosa (e lindíssima) Gruta Azul.
E se você estiver se perguntando “o que fazer em Capri de noite?” Eu já respondo: a clássica taverna Anema e Core. O lugar é a pedida certa: original, atemporal e inimitável. E ainda animado pelo cantor Guido Lembo e seu repertório de músicas napolitanas.
Para repor as energias vale descansar em um dos ótimos hotéis da ilha: do 5 estrelas Quisisana, que já foi uma casa de repouso e fica bem no burburinho de Capri, ao simpático Piccola Marina, a dez minutos dali e mais tranquilo.
E o que fazer em Capri quando o assunto é comida? Conhecer os restaurantes locais é outro programa obrigatório: do espaguete com vôngole do La Rondinella às flores de abobrinha fritas (lembram que eu ensinei a fazer aqui?) do Fontelina, passando pelos charmosos restaurantes Aurora, Villa Verde e Il Riccio (onde você pode chegar de barco ou de táxi).

E por falar em comida, não resisti a fazer um vídeo na cozinha do Ristorante Torre Saracena, e aprendi com o chef Domenico Guarracino a fazer um delicioso Arroz Negro com Molho de Limão. Querem ver?
VIDEO
Receita do Arroz Negro com Molho de Limão para uma pessoa
Ingredientes:
– 1 prato fundo de arroz negro cozido al dente
– 1 colher (sopa) de manteiga
– 2 dentes de alho esmagados
– 30 ml de vinho branco seco
– 1 prato fundo de vôngole com as conchas
– 1 concha de caldo de camarão
– 1 colher (sopa) de creme de leite
– 1 concha de caldo de legumes
– azeite de oliva
– 2 lagostins
– 1 limão siciliano
Como fazer:
Cozinhe o arroz negro com água e sal seguindo as instruções da embalagem, mas deixe bem al dente. À parte, em uma frigideira grande, doure o alho na manteiga, acrescente o vinho branco e o vôngole. Regue com o caldo de camarão (que você pode preparar de véspera, levando para ferver água com cascas e cabeças de camarão, além de temperos) e o creme de leite. Espere levantar fervura e jogue o arroz. Cubra com o caldo de legumes. Para finalizar, esprema o limão siciliano. Em outra frigideira, doure os lagostins em um fio de azeite no fogo alto. Sirva tudo junto e bom apetite.