• Viagens

Kebab de frango, uma das receitas típicas da Índia

Amigos, a cozinha indiana é uma das mais ricas em sabores que eu já conheci. Quando estive lá, não resisti e aprendi a fazer algumas receitas típicas da Índia. Já mostrei aqui o café-da-manhã (se não viram, cliquem aqui) e hoje é dia de trazer para vocês o vídeo de quando aprendi a fazer um kebab de frango com o chef Chander Singh, na cidade de Jodhpur.

Antes de começar, vale falar que as especiarias são muito importantes nas receitas típicas da Índia, como o garam masala. Esta é uma mistura de especiarias moídas muito comum na culinária asiática de um modo geral, e principalmente na Índia. O curioso é que não existe uma única receita de garam masala: sua composição varia de família para família, ou seja, existe uma grande variedade. Alguns dos ingredientes mais comuns são grãos de pimenta preta e branca, cravinho, louro, cominho, sementes de cominho, canela, cardamomos preto, castanho e verde, noz-moscada, anis e sementes de coentro. Você pode ir testando até chegar à sua própria fórmula ou pode comprar pronto em empórios gourmet.

Por ter um sabor muito marcante, o garam masala fica mais equilibrado se consumido junto com iogurte, que alivia as papilas. E vocês vão ver essa combinação em algumas receitas típicas da Índia, inclusive nesse kebab de frango delicioso. Lembrem que o segredo de uma carne marinada é deixá-la imersa por pelo menos uma hora pegando gosto.

Outro truque desse kebab de frango é que a carne é assada em um forno especial de carvão, mas você pode assar na churrasqueira ou, se não tiver em casa, leve ao fogo alto em uma frigideira de fundo grosso com azeite já quente.

Aqui no Brasil, a gente conhece por kebab o sanduíche enrolado em pão folha ou pão árabe, mas atenção: na Ásia, kebab significa carne marinada e assada 😉 Agora confiram o passo a passo completo no vídeo acima.

 

 

 

Receita de kebab de frango da Índia

Ingredientes:

5 colheres (chá) de óleo de mostarda

1 colher (chá) de pimenta chili em pó

1 colher (chá) de garam masala

Folhas de coentro secas a gosto

Sal a gosto

2 colheres (chá) de iogurte natural

800 gramas de sobrecoxas de frango desossadas

Suco de 1 limão

 

Como fazer:

Misture as especiarias com o óleo e o iogurte para preparar uma marinada. Em outra vasilha, tempere o frango com sal e limão e cubra com a marinada. Deixe por uma hora para pegar o sabor. Para assar, coloque em um espeto a carne e leve à churrasqueira. Depois, leve ao prato e salpique com cebolinha e umas gotas de limão.

Continue lendo "Kebab de frango, uma das receitas típicas da Índia"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.