• Viagens

Cetona: nem só da região dos vinhos vive a Toscana

Pertinho de Montalcino, eu não poderia deixar de falar de Cetona, vilarejo da Toscana que tem um convento do século XIII, fundado por São Francisco. O lugar me tocou tanto que voltei lá três vezes.

A história é a seguinte: nos anos 1960, um padre franciscano chamado Elígio começou a abrigar em Cetona pessoas desesperadas, como dependentes químicos, para ajudar na sua recuperação, dando conforto, compreensão e principalmente trabalho e atividades culturais e artísticas.

artigo_cetona_02

Ali, homens e mulheres começam a trabalhar às 6h30. De lá, saem bordados, esculturas e pinturas, e também azeites, vinhos, frutas, verduras, geleias, também servidos ali no restaurante La Frateria. É um lugar com uma energia maravilhosa!

artigo_cetona_03

À noite, todos se reúnem numa sala com chaminé e com um mezanino, onde antigamente os franciscanos doentes dormiam para não contaminar os outros. Nessa sala, eles falam de seus problemas como se fosse uma terapia em grupo.

la-frateria-di-padre-eligio_02

Vale a pena visitar Cetona, esse lugar mágico e passar uma noite: é uma experiência de vida, de generosidade e de força de vontade.

 

Continue lendo "Cetona: nem só da região dos vinhos vive a Toscana"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.