• Viagens

Alter do Chão, Tapajós, Arapiuns: a deslumbrante Amazônia

Amigos, com a esperança de que tudo vai melhorar este ano com a chegada da vacina, e a gratidão a vocês que me seguiram, comentaram, fizeram minhas receitas e me escreveram em 2020 e quero começar 2021 contando de uma viagem maravilhosa que eu fiz: a deslumbrante Amazônia.

Como ainda não acho prudente viajar para fora, acabei realizando este sonho e recomendo muito: conheçam o Brasil. A Amazônia tem belezas naturais praticamente intocadas, um povo gentil e educado e uma comida deliciosa (como contei aqui).

Nossa viagem começou em um voo de São Paulo a Santarém, que dura cerca de 5 horas. Um carro da agência Turismo Consciente foi nos buscar e levou a Alter do Chão, que tem lojas de artesanato indígena que são uma gracinha, mas ficamos pouco, porque estava lotado devido às festas de final de ano.

Na sequência dessa aventura pela Amazônia, pegamos um barco e fizemos a travessia do rio Tapajós, que é um sonho, de tão maravilhosa. Seguimos pelo rio Arapiuns, que me lembrou um pouco os Lençóis Maranhenses, com praias de água doce e areia branca. Achei muito curioso ver que o barco aterra na areia. Dormimos em uma dessas praias.

Também fazemos passeios de canoas – conduzidas em sua maioria pelas índias que moram ali – por meio dos igarapés. Passamos o réveillon na praia e na ceia tinha um peixe grelhado que eu nunca tinha comido: típico da região da Amazônia, ele é servido com seus ossos. Terminamos o último dia navegando pelo canal do Jari. A viagem foi tão especial que até o boto rosa nós vimos! Existem belas lendas sobre este peixe e eu conto isso nesse vídeo. Vale a pena assistir!

Continue lendo "Alter do Chão, Tapajós, Arapiuns: a deslumbrante Amazônia"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.