• Vi & Gostei

A máfia que rouba o queijo parmigiano reggiano

Amigos, vocês sabem quanto vale um queijo parmigiano reggiano? Eu já vou contar, mas antes quero explicar por que ele custa tanto.

Na Idade Média, por volta do ano 1100, quando os monges beneditinos começaram a revitalizar os pântanos do Vale do Rio Pó, usando vacas para arar o campo, havia tanto leite que era necessário transformá-lo em algum produto para poder conservá-lo durante os longos meses de inverno. Com o uso de caldeiras rudimentares, nasceu o primeiro queijo parmigiano reggiano da história. Aquele, que é conhecido no Brasil como parmesão.

O tempo passou, mas o modo de fabricação continuou o mesmo até hoje! E como se faz o queijo parmigiano reggiano? O leite é deixado a noite inteira em grandes tanques, onde a gordura se concentra no topo. Quando amanhece, o leite desnatado é misturado ao leite integral, que chega fresquinho todas as manhãs. Geralmente, a proporção é em torno de metade de cada tipo de leite. Essa mistura é colocada, então, em grandes caldeiras de cobre com capacidade para armazenar até 1.200 litros cada uma e recebe soro e coalho. Mais tarde, o queijo é salgado e envelhecido. Detalhe: toda essa quantidade dá origem a apenas duas formas de parmesão, com 40 quilos cada! Por fim, as formas seguem para uma cave, onde o período mínimo de envelhecimento é de 12 a 48 meses.

Um produto de origem controlada, para receber o nome de parmigiano reggiano, o queijo precisa seguir uma série de critérios de feitio e ser fabricado na região da Emilia Romagna. Só isso já seria motivo suficiente para o preço: cerca de 23 euros o quilo (o equivalente a R$101), lá na Itália. Acontece que esse valor despertou a cobiça de quem quer ganhar dinheiro fácil e o resultado é que nasceu na região a chamada “máfia dos queijos”, um grupo de assaltantes que invadem os galpões das fazendas de madrugada e, na cara de pau, levam as peças para kombis e saem cantando pneu.

Para proteger seu patrimônio, os agricultores e as cooperativas acabam guardando sua produção de queijo parmigiano reggiano no cofre de um banco, o que é no mínimo curioso: já imaginaram um banco com uma sala enorme climatizada especialmente para proteger queijos?

 

 

 

 

Foto: Flickr/scott1346

Continue lendo "A máfia que rouba o queijo parmigiano reggiano"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.