Amigos, um dos guias de viagem mais bacanas que existem, o Lonely Planet fez suas apostas de destinos para este ano e eu selecionei 5 cidades para visitar em 2020 que me pareceram imperdíveis.
1 Salzburg, na Áustria
A principal razão para visitar em 2020 essa cidadezinha linda é que o festival da cidade completa 100 anos. Reunindo atrações de música e teatro, sobretudo óperas e concertos de música clássica, ele acontece todos os anos durante o verão europeu – este ano vai de 18 de julho a 30 de agosto. Apresentações especiais devem acontecer esse ano por todo o centro histórico e fiquem atentos para comprar os ingressos antecipadamente aqui.
2 Cairo, Egito
Eu amo essa cidade e poderia ir todos anos, mas tem uma razão especial para visitar em 2020: está prevista para este ano a abertura do museu Grand Egyptian, em Giza. Imaginem só o acervo que deve ter o que já é considerado o maior museu do mundo dedicado a uma só civilização. Além disso, Giza acaba de inaugurar um aeroporto que opera voos domésticos, então o acesso ficou mais fácil. De quebra, dar uma esticadinha de puro dolce far niente ao Mar Vermelho não faz mal a ninguém.
3 La Paz, Bolívia
Me surpreendeu ver essa cidade na lista, pois quando visitei não tive uma impressão muito positiva, mas gostei de saber que o governo está investindo em sustentabilidade e fiquei curiosa para conhecer as 11 linhas do sistema de teleférico prestes a inaugurar e me sentir em um desenho dos Jetsons! Além disso, segundo o Lonely Planet, a gastronomia da Bolívia está se reinventando com a chegada de novos chefs e um resgate a suas raízes indígenas. Quem sabe eu volto lá para mudar minha opinião?
4 Vancouver, Canadá
Essa ainda não conheço, mas tenho vontade, principalmente por essa descrição do guia: “um parque de diversões naturais – entre as águas azuis do Pacífico e montanhas cobertas de florestas – é o berço do Green Peace”. As ações sustentáveis também beneficiam os turistas, principalmente no quesito deslocamento: imaginem nada menos que 28 quilômetros de ciclovia a beira-mar e um sistema de transporte público de primeiro mundo. Ah, e não vai faltar sombra para descansar, afinal, de 2010 para cá mais de 100.000 árvores foram plantadas na cidade.
5 Bonn, Alemanha
A cidade que já foi capital da Alemanha Ocidental caiu no esquecimento com a queda do muro – e os holofotes voltados para Berlim. Mas quando se celebra o 250º aniversário de Beethoven temos motivos de sobra para visitar em 2020. A programação de concertos, com orquestras, solistas e maestros famoso (como Sir Simon Rattle e Daniel Barenboim) vai ser de cair o queixo. Uma atração famosa que deve acontecer bastante esse ano são os “home concerts”, quando músicos locais abrem as portas de suas casas e se apresentam gratuitamente ao público. Vejam aqui mais informações.
Fotos: abertura: Cornelia Schneider-Frank por Pixabay , Vancouver: MICHOFF por Pixabay . Outras: Divulgação