• Vi & Gostei

O que comem as crianças pelo mundo?

Como vocês sabem, eu adoro cozinhar, comer e falar de comida. Me chamou a atenção na Folha, esses dias, uma fotografia do americano Gregg Segal. Ela retratava uma criança rodeada de pratos de comida e lanches. Fiquei muito curiosa e descobri que se tratava do projeto Daily Bread, em que ele fotografou crianças pelo mundo e o que elas têm o hábito de comer durante uma semana.

Tudo começou com Segal retratando seu filho de 11 anos e os colegas dele na Califórnia, onde vive. À medida que o projeto foi ganhando vida, o fotógrafo resolveu expandi-lo para o resto do mundo: Itália, França, Índia, Emirados Árabes e até o Brasil.

O que comem as crianças pelo mundo - indígena

O resultado dessa empreitada virou o livro “Daily Bread: What Kids Eat Around the World”, que será lançado ano que vem. E mais que isso: ele é uma verdadeira lição de cultura e antropologia. As diferenças são gritantes. Uma criança indígena brasileira, por exemplo, come basicamente muitas frutas, castanhas, peixe assado e tapioca. Já uma indiana consome bastante arroz basmati, pão naan, molhos e legumes cozidos. Enquanto isso, a dieta básica de um menino americano é composta de pizzas, pães e sanduíches em geral e massas.

O que comem as crianças pelo mundo - indiana

De um modo geral, Segal conta que percebeu a “globalização da alimentação mundial”, pois crianças de diferentes culturas e classes sociais apreciam lanches de fast food americano. Por isso, sua intenção com o livro, é justamente despertar o pensar sobre como nos alimentamos. “Estamos sempre correndo de um lado para o outro e nem pensamos direito no que estamos ingerindo. Quando você repara no que comeu durante uma semana e percebe que a sua rotina não é muito saudável, isso te atinge de uma maneira incômoda”, explicou à Folha de S. Paulo.

Curioso, não?

 

 

Fotos: Reprodução/Gregg Segal

Continue lendo "O que comem as crianças pelo mundo?"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.