• Arte & Artesanato

O lado fotógrafo de Andy Warhol

Amigos, vocês sabem que eu amo fotografar, né? Agora, estou curiosa sobre a exposição “Contact Warhol: Photography Without End”, marcada para começar no dia 29 de setembro no museu da Universidade de Stanford, na Califórnia, Estados Unidos. É que esse artista, que eu adoro, tinha um acervo pouco conhecido de mais de 28.000 fotografias guardado em sua Fundação. Desde 2007, as obras começaram a ser doadas a universidades americanas, mas essa vai ser a primeira grande mostra que traz o lado fotógrafo de Andy Warhol a público.

Feitos em Polaroid ou em uma Minox 35EL, os retratos, fotos de celebridades (como Liza Minnelli, Bianca Jagger, Debbie Harry e Jean-Michel Basquiat) e de casais, os nus, as fotos de festas, naturezas-mortas e cenas ao ar livre que compõem a seleção demonstram a variedade dos interesses estéticos de Warhol e o alcance de seu olhar.

Warhol - retratos de Basquiat de 1982
Retratos de Basquiat, de 1982

“Nas imagens, dá para perceber que os retratos Polaroid revelam o envolvimento profundo do artista com a personalidade diante de sua câmera, enquanto as fotografias em gelatina de prata revelam sua habilidade de composição, seu olho para detalhes e seu desejo compulsivo de documentar o tempo em que ele viveu”, diz o site da Fundação Andy Warhol. Eu concordo. Sorte que a mostra vai até o dia 6 de janeiro e é gratuita, então dá tempo de se organizar.

Outra coisa bacana que vai dar para perceber nessa exposição era a curadoria de imagens de Warhol: todas as provas de fotografia têm ao menos um X, indicando quais fotos ele não queria revelar. A exigência era tanta que apenas 17% dos cliques chegaram a ganhar vida…

Continue lendo "O lado fotógrafo de Andy Warhol"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.