• Vi & Gostei

A história de São Paulo

Vocês conhecem a história de São Paulo? Dia desses descobri um documentário na internet que conta como aconteceu o processo de urbanização dessa cidade que eu escolhi para viver e achei supercurioso.

Tudo começou em torno de um rio, o Tamanduateí. Quando os jesuítas chegaram à área, aproveitaram a sabedoria dos índios e instalaram sua capela ao lado das duas tribos que viviam no alto de uma colina. Para contar os fatos, o vídeo conta com depoimentos de profissionais como Nestor Goulart Reis, professor de História da Arquitetura da FAU-USP, que explica: “a região era privilegiada para a fundação de uma vila naquele tempo e os índios já tinham escolhido o local há muito tempo. Eles escolheram um ponto plano entre o rio Tamanduateí e o pequeno rio Anhangabaú, de onde pegavam água”.

documentário sobre a história de São Paulo (1)

Durante cerca de 300 anos, a história de São Paulo só existiu por causa desses dois rios. Para a gente se localizar hoje, o vídeo “Entre Rios” mostra onde estariam os dois hoje em dia: o Tamanduateí ficava na frente do que hoje é o Mercado Municipal, no centro da cidade. Aliás, desde aquela época essa era uma área de comércio.

A chegada de uma ferrovia foi outro ponto importante na história de São Paulo e reforçou o então vilarejo como um ponto central de fácil acesso ao restante do Brasil por estradas de ferro. Os rios se tornavam, então, um obstáculo ao desenvolvimento da cidade que, na sequência, ganharia água encanada.

documentário sobre a história de São Paulo (1)

Começava o descaso com nossos rios em nome do desenvolvimento urbano. O Tamanduateí pagou a conta das reformas urbanas, mas a metrópole continuava crescendo e se expandiu até dois velhos conhecidos de quem mora em São Paulo: os rios Pinheiros e Tietê. “São dois rios de planície, lentos, que serpenteiam na superfície. De uma cheia para a outra eles até mudavam de lugar”, lembra a professora Odete Seabra, da Faculdade de Geografia da USP.

Esse é apenas um trecho desse documentário interessantíssimo sobre a história de São Paulo. Vale a pena assistir inteiro: ele dura menos de 30 minutos. Se vocês ficaram curiosos para ver, cliquem no link abaixo:

Continue lendo "A história de São Paulo"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.