• Viagens

A encantadora Cartagena das Índias

Amigos, hoje venho contar sobre a ótima surpresa que tive ao conhecer Cartagena das Índias. A encantadora cidade Colombiana é um lugar carregado de história, e coloca história nisso! Já foram encontrado evidências que lá seria o local onde habitou a primeira comunidade humana documentada, isso há 4000 a.C. , dá para acreditar?

A cidade de Cartagena foi fundada em 1533 e, em seu período colonial, abrigava o mais importante porto do império espanhol, utilizado para escoar ouro e prata aos portos da Espanha. Por isso, traz em sua arquitetura, a herança da preocupação dos espanhóis com a segurança no período colonial.

O Castelo de San Felipe de Barajas foi uma fortaleza construída em 1657. Essa grandiosa obra militar, teve papel importante de defesa em várias guerras. Hoje é um ponto turístico que não pode deixar de ser visitado.

Além dos metais preciosos, as pedras, em especial a esmeralda marcam a trajetória de Cartagena. Lá visitei uma joalheria e ví várias lindas pedras, inclusive esta da foto que é considerada uma das maiores esmeralda já encontradas no mundo.

Banhada pelo Mar das Caraíbas, as praias mais bonitas ficam distante da parte continental a 40 minutos de barco. As águas azul turquesa e areias brancas são de encantar os olhos, gostei muito da Playa Blanca e da Ilha do Rosário.

Cartagena é fascinante pelo contraste entre dois tempos, o colonial e o contemporâneo, que pela brisa, me faz lembrar o nordeste. A cidade antiga, Amuralhada, é deliciosa de se passear. As ruas de pedras ainda são transitadas por charretes.

A atmosfera vibrante se dá pela arquitetura, igrejas, castelos, conventos, além dos casarões coloniais, bem conservados, pintados de cores intensas. Amarelos, vermelhos, azuis, conduz o olhar, que pelo caminho encontram belíssimas sacadas adornadas pelas famosas rosas colombianas.

A tropicalidade local revela-se, quando pelo caminho encontra-se às Palenqueras, mulheres trajadas de roupas coloridas que vendem frutas nas ruas, para trazer um pouco de frescor aos dias quentes que por lá faz.

Se você encontrar alguém vendendo manga com sal e limão, não se assuste, é um costume local, e vale a pena experimentar!

Complementando o passeio pelo centro histórico, encontram-se lá, charmosos e saborosos restaurantes, o qual destaco o Maria, além dos hotéis boutiques. Há também grandes hotéis, como o Santa Clara e o Santa Teresa, que já foram conventos.

Inclusive vou contar sobre uma particularidade do hotel Santa Clara. O edifício remonta a data de 1617, e em 1948 iniciaram-se as obras para transformá-lo em hotel. Durante a reforma foi encontrado o corpo de uma menina de cabelos longos. Tal fato chamou atenção local, inclusive do então repórter e vizinho, Gabriel García Márquez, que se inspirou nessa história para escrever o romance “Do Amor e Outros Demônios”.

História, cultura, beleza, não faltam atrações e nem motivos para conhecer esta joia colombiana.

Continue lendo "A encantadora Cartagena das Índias"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.