• Vi & Gostei

Olhem que incríveis essas casas para a terceira idade!

Amigos, eu fiquei encantada com essas casas para a terceira idade! O projeto, que recebeu o nome de Silvia Bo, é uma iniciativa conjunta da marca de móveis Ikea, da construtora Skanska e da rainha Silvia, da Suécia.

Pensado em satisfazer as necessidades de pessoas que chegaram à terceira idade ou são portadoras de doenças degenerativas, a planta urbana busca responder a uma demanda da população sueca, cada vez mais crescente nessa faixa etária. As primeiras unidades, pré-fabricadas em madeira, serão inauguradas em breve nos arredores de Estocolmo.

“As ofertas atuais são caras e acessíveis a poucos, deixando grande parte do mercado desassistida. Nossa esperança é que Silvia Bo ajude a trazer uma solução para este problema”, disse ao site Dezeen a gerente do projeto, Magdalena Stadler. O objetivo da rainha é que casais de idosos possam viver mais tempo juntos, mesmo que um dos dois tenha Alzheimer ou Parkinson.

O principal diferencial dessas casas para a terceira idade é o interior, com ambientes mais amigáveis e ideais para que todos mantenham sua independência, mesmo com dificuldades de locomoção, por exemplo. As casas variam entre um e dois andares e um ou dois quartos. As entradas e os corredores são mais largos, adaptados para a passagem de cadeira de rodas. As casas não têm escalas, mas elevadores, além de portas de abertura automática e iluminação extra em pontos especiais.

Para a segurança de todos os moradores, os arredores das casas terão sinalização de orientação, sensores de calor nas cozinhas e nos fornos e barras de apoio em banheiras e chuveiros. Jardins floridos e hortas, além de espaços para churrasco e pergolados, ocupam as áreas comuns. No quesito sustentabilidade, as casas terão painéis solares e tetos verdes. Dá ou não dá vontade de a gente se mudar já pra lá?

 

 

Continue lendo "Olhem que incríveis essas casas para a terceira idade!"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.