• Vi & Gostei

Alice de Battenberg, a vida de superação da princesa surda

Amigos, esses dias me deparei com esse vídeo que conta a história da princesa Alice de Battenberg (1885 – 1969), uma figura esquecida na história das dinastias europeias. Acredito que sua história tenha sido ocultada por muito tempo pois, na época ela foi dada como louca, mas olhando do ponto de vista atual percebemos que Alice, bisneta da Rainha Victoria do Reino Unido e mãe do príncipe Philip, marido da Rainha Elizabeth II, foi uma mulher que precisou superar muitos obstáculos.

Surda de nascença, foi obrigada pela mãe a aprender a ler os lábios para se comunicar. Com tanta exigência a princesa acabou por ter uma fala normal e aprender várias línguas – para além do inglês falava francês, alemão e grego.

Apesar de ter sido considerada a princesa mais bonita da Europa na época, não teve um casamento feliz. Aos 17 anos casou se com o Príncipe Andrew da Grécia. Com ele teve quatro meninas e um menino, o príncipe Philip. Entretanto seu casamento foi marcado pelas traições de seu marido.

De tanta infelicidade, acabou dedicando a vida à religião. Sua trajetória é marcada por infelicidades e superação. A princesa era considerada lunática por acreditar receber mensagens divinas.

Mas, mesmo obrigada a se afastar dos filhos, após anos internada em um sanatório, voltou viver na Grécia, onde fundou uma associação de caridade e ajudou crianças, miseráveis e feridos da Guerra. Lutou pela dignidade dos judeus. Só parou de ajudar o próximo quando foi obrigada a sair da Grécia invadida pelos nazistas.

Essa linda história de vida é contada com mais detalhes no vídeo. Assistam e, como eu, se emocionem com a vida da Princesa Alice de Battenberg!

Continue lendo "Alice de Battenberg, a vida de superação da princesa surda"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.