• Receitas

Aprendi a coalhada do Arábia!

Oi, amigos.

A chef Leila Youssef é minha convidada de hoje da série Grandes Chefs do quadro “Na Cozinha da Silvana”. A Leila é chef do Arábia e faz a coalhada seca mais gostosa que já comi. A prova de que não estou mentindo é que a equipe devorou ao final das gravações com pão sírio e um fio de azeite!

A coalhada é um prato tradicional das cozinhas árabes e leva só dois ingredientes: a “isca” e o leite, mas tem um monte de segredos. A Leila contou que esse é o primeiro prato em que o homem interferiu em um ingrediente natural, e também que a cozinha árabe influenciou a cozinha italiana: até mesmo a pizza, acreditam?

Nesse vídeo, a Leila ensina a fazer a coalhada fresca e a seca – minha paixão! – e conta todos os segredos do preparo. Eu mesma fiquei surpresa com tantos detalhes. Essa receita foi uma aula maravilhosa! Vocês precisam assistir.

 

 

Receita de coalhada fresca

Ingredientes:

2 litros de leite tipo A

2 colheres (sopa) de uma coalhada anterior ou de iogurte natural

Como fazer:

Leve o leite ao fogo em uma panela alta e espere ferver. Desligue o fogo quando começar a subir. Passe para um recipiente de porcelana e aguarde esfriar até 45 graus. Na falta de um termômetro, insira o dedinho no leite e veja se você suporta por 10 segundos. O leite está na temperatura ideal. Agora, dilua o “coalho” em um pouco de leite separadamente e depois misture tudo até incorporar. Por fim, trate de aerar a coalhada, derramando-a com uma concha de 2 a 3 vezes. Na sequência, cubra seu recipiente com um pano de prato e leve-o a uma superfície de madeira. Aguarde três horas e está pronto.

 

Receita de coalhada seca

Ingredientes:

Coalhada fresca

Como fazer:

Coloque em um saco de tecido, amarre em uma grade da geladeira, para que pare de fermentar. Então, coloque um bowl por baixo e deixe ela pingando água por seis horas. Está pronta!

 

Continue lendo "Aprendi a coalhada do Arábia!"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.