• Pets

Câncer nos cachorros e gatos

Amigos, aproveitando o fim do outubro rosa e o começo do novembro azul, conversei com a veterinária Michele Sandrault sobre câncer nos cachorros e gatos. Ela me contou que existem oncologistas veterinários e vários tipos de tratamentos, como cirurgia, quimioterapia e radioterapia, que aliás, os pets toleram com menos sofrimento que os humanos.

Vale vocês ficarem atentos aos seus bichinhos, pois com o aumento da expectativa de vida deles, a incidência de câncer se tornou mais frequente. As raças de cães mais acometidas atualmente são Golden Retriever e Boxer, fica a dica.

“A melhor forma de identificar é observar e acompanhar com exames de laboratório. Em relação a tumor de mama, os tutores podem fazer a apalpação e sentir os nódulos, em cadelas e gatas, por exemplo. Nos machos é mais comum tumor de testículo, diagnosticado muitas vezes por ultrassom. Já o câncer de próstata é raro. Os demais casos de câncer nos cachorros e gatos são identificados pela aparência, no caso do câncer de pele, ou por exames de laboratório, como raio-x de tórax, ultrassom de abdômen e tomografia. O diagnóstico definitivo é por biópsia”, conclui Michele.

 

Para saber mais sobre pets, visite o blog da dra. Michele Sandrault, aqui no site da Clínica Pet Pillow.

 

Foto de Lucas Pezeta no Pexels

Continue lendo "Câncer nos cachorros e gatos"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.