• Papo Reto

Duas conversas para saber mais de Abrolhos

Amigos, eu não canso de falar das belezas da Bahia e o tema hoje é Abrolhos, um belíssimo Parque Nacional Marinho. Eu estive lá recentemente com a minha família e fiquei encantada. Agora (de julho a novembro) é a época em que a gente vê as baleias para onde quer que olhe. Além disso, as águas transparentes deixam à mostra recifes e corais.

Para entender um pouco mais: o que chamamos de Abrolhos inclui o Parcel de Abrolhos, com recifes de corais, as ilhas Redonda, Siriba, Guarita, Santa Bárbara (que pertence ao Exército), Sueste e o Recife dos Timbebas. As ilhas, de formação vulcânica, estão a cerca de 70 km da costa da Bahia. Só é permitido desembarcar na Siriba, com monitores do Instituto Chico Mendes.

“Abrolhos é um termo que tem origem na botânica. Abrolhar significa aflorar e os corais daqui parecem flores se abrindo na superfície”, explicou nosso monitor.

Aproveitei para conversar com o mergulhador Carlos Silvestre Cajueiro Souza, o Cacá, que vive em Caravelas e mergulha há três anos. Como em toda história bonita, ele traz outro significado para a palavra Abrolhos: acredita que vem de “abre os olhos”, pela atenção que precisa ter para navegar naquelas águas. Ele me contou que as atividades voltaram em setembro depois de cinco meses com tudo fechado, e que o local é mantido pelo governo. E me disse também que Abrolhos – criado recentemente, em 1983 – é tão apaixonante para os mergulhadores porque, além de toda a beleza natural tem ainda três navios naufragados dentro do arquipélago.

Vale a pena conhecer, amigos.

 

Foto:  Machado por Pixabay

Continue lendo "Duas conversas para saber mais de Abrolhos"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.