• Papo Reto

Os vinhos de Mendoza, por Renato Moyses

Amigos, como contei aqui, eu fui para a Argentina este mês e provei delícias! Para reviver estes momentos e contar mais para vocês, eu chamei o leiloeiro Renato Moyses para um bate-papo na minha adega sobre os vinhos de Mendoza.

É claro que na viagem provei vários vinhos de Mendoza e vi que a região preza muito pelos detalhes, restringindo os produtores a uma colheita por ano para manter a qualidade da matéria-prima e mantendo a colheita manual – nos meses de dezembro em janeiro – para descartar qualquer possibilidade de uva estragada.

“Existem vários vinhos top de linha, muito além do Malbec, que é a uva mais famosa de Mendoza. Eles têm excelentes cabernet francs, cabernet sauvignons e pinot noirs, além de brancos”, me disse Renato Moysés.

O preço dos vinhos de Mendoza é completamente diferente lá, como vocês podem imaginar. O Cobos, que eu adoro, por exemplo, sai por cerca de R$200, enquanto aqui custa até R$1.300. O peso anda bem desvalorizado, o que contribui para os valores tão baixos.

No vídeo, eu falo sobre meus passeios preferidos por lá, o que pode ser uma boa dica para quem está planejando uma viagem para degustar os vinhos de Mendoza, afinal, cerca de 200 bodegas são abertas para visitação.

Para finalizar, o Renato fala sobre a quantidade de garrafas que os brasileiros podem trazer da Argentina. Aposto que é mais do que vocês imaginavam. Querem ver?

Continue lendo "Os vinhos de Mendoza, por Renato Moyses"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.