• Papo Reto

O universo das cervejas artesanais

Amigos, eu confesso que tomo menos cerveja que vinho, mas fiquei encantada com o universo das cervejas artesanais depois que entrevistei a beer sommelière Luana Cloper.

Eu, que sempre associei a bebida aos petiscos me surpreendi quando soube que as cervejas artesanais podem ser muito mais complexas que isso. “A cerveja hoje ganhou uma gama grande de possibilidades de harmonização. Você pode, sim, acompanhar petiscos, claro. Mas ela também acompanha muito bem pratos de alta gastronomia e até sobremesas”, me contou Luana nessa entrevista, que fizemos aqui na minha casa.

Na nossa conversa, aprendi coisas curiosas, como o fato de que a cerveja pode substituir o vinho para acompanhar queijos e também que esse papo de “cerveja especial pra mulher” é coisa do passado. “A cerveja dá tantas possibilidades sensoriais, que começa na audição, quando a gente abre a garrafa. Depois vem a cor e a formação de espuma… aí vêm os aromas e, claro, o paladar”, explicou.

Aproveitei para perguntar para ela se cerveja boa tem espuma ou não. Vocês querem saber? Assistam ao vídeo!

Continue lendo "O universo das cervejas artesanais"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.