• Papo Reto

Fé na juventude

Amigos, a gente às vezes pensa que não tem como ter fé na juventude, mas aí aparecem histórias como essa que mexem com nossos conceitos. Eu resolvi agitar uma gincana na Páscoa para reunir crianças e adultos da minha família em torno de algo divertido e quem organizou tudo para mim foi o filho do meu amigo Fabio Mariutti, o Gabriel.

E ele me contou que se reuniu com outros sete jovens para fazerem viagens se divertindo e realizando um trabalho social, em um grupo batizado de Rasgachão. Cada um deles tem uma função no grupo – o Gabriel, por exemplo, cuida da segurança do trajeto – e a ideia é gastar pouco dinheiro e viver experiências locais. A última viagem, por exemplo, incluiu o sul do Brasil e a Argentina e, em 20 dias e 8 pessoas, eles gastaram R$3.200 no total.

“Há uns quatro anos a gente reuniu um grupo de amigos e primos para viajar. Todos aficionados por viajar de 4X4 e a gente deu o nome de Rasgachão porque a ideia é desbravar mesmo”, contou Jorge Kremer, que cuida da comunicação do grupo. O primeiro destino escolhido foi uma combinação entre a Chapada dos Guimarães e o Pantanal.

No ano passado, o João Costa Lima se juntou ao time e trouxe para o grupo a iniciativa de ajudar o próximo. Eles foram para o noroeste da Argentina, em uma região chamada Puna – as imagens do vídeo falam por si sós e vocês vão ver que impressionante a beleza do local. Além de passear – com direito a acampar a menos 15°C – eles fizeram uma troca de cartinhas entre crianças de uma escola pública em Louveira, no interior de São Paulo, e alunos de San Antonio de los Cobres. A ideia era fazer os estudantes trocarem percepções culturais e se conectarem. “Os grupos tinham que decifrar o que estava escrito e responder. Foi muito legal”, conta João.

Para este ano, eles têm um projeto ainda mais bacana: vão ao sertão brasileiro, em Betânia do Piauí, no semiárido, em que os poços locais têm água salobre. A ideia deles é fazer um grande bazar com roupas doadas e arrecadar fundos para que a população possa criar tilápias e cabras (que podem alimentá-los com carne e leite). É ou não é de recuperar a fé na juventude?

Continue lendo "Fé na juventude"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.