• Papo Reto

Conversei com Bento Sodré, dos queijos Pardinho

Amigos, lembram que eu contei aqui sobre o prêmio internacional conquistado pelo queijo brasileiro Mandala? Então, hoje eu entrevistei Bento Sodré, dos queijos Pardinho. Ele é um dos criadores dessa delícia e me contou sua história e falou um pouco sobre o sucesso da produção brasileira no mundo.

“Minha família é de produtores rurais, sobretudo pecuaristas. Tínhamos um rebanho de gado zebu há mais de 20 anos e uma senhora que trabalhava para nós fazia um queijo que notávamos que tinha um sabor e um aroma especiais, por conta do leite. Começamos a estudar e olhar com mais calma para essa mistura de pecuária com culinária, duas de nossas paixões”, me contou.

Eu entendo como ninguém, pois já cheguei a fazer meus próprios queijos na fazenda, mas a história teve um final inusitado que eu conto na entrevista acima. “Eu não tinha produção em escala, então consegui me arriscar para fazer algo diferente”, lembra Bento Sodré.

Deu tão certo que os queijos Pardinho estão ganhando diversos prêmios mundiais. Além do Mandala, campeão do Concurso Mundial de Queijos da América Latina, o Cuesta – um queijo azul que estou doida para provar no meu nhoque (confiram a receita aqui) – levou a Medalha Super Ouro no Mondial du Fromage de Tours.

Bento Sodré lembrou de todo o processo de criação deste queijo azul, que é único por ser também curado por quatro meses. “Foi um quebra-cabeça tão grande para termos essa massa bem amarela e com o fungo azul”.

Aproveitei a entrevista para perguntar ao Bento sobre visitas à fazenda e sobre receitas e harmonizações. Gente, só de lembrar para escrever esse texto já me dá água na boca. Assistam!

 

Serviço:

Fazenda Pardinho Artesanal

Estrada Municipal Constantino Pauletti, km 6.5, Pardinho – SP. 

Para agendar uma visita, entrem em contato: (11) 99508-9622

 

Continue lendo "Conversei com Bento Sodré, dos queijos Pardinho"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.