• Convidados

Rejuvenescimento vaginal não é mais tabu

Você já ouviu falar em rejuvenescimento vaginal? Pois alterações hormonais, como a menopausa e o pós-parto, assim como o tratamento para o câncer podem ter uma série de alterações físicas na vulva, na vagina e no trato urinário.

Podem acontecer perda do volume dos lábios maiores, ressecamento, coceira, irritação, infecções urinárias de repetição e incontinência urinária de estresse, além do escurecimento da região. Estes sintomas são crônicos e, geralmente, afetam a função sexual e a qualidade de vida das mulheres. Por isso a importância do rejuvenescimento vaginal.

Tratamentos com laser fracionado e radiofrequência podem auxiliar na prevenção e na melhora dos sintomas da flacidez vaginal. A formação de colágeno novo melhora o tônus, a lubrificação e minimiza a perda urinária. Os lasers também clareiam a vagina e a virilha. A sessão é indolor e pode ser necessária abstinência sexual por até quatro dias, dependendo do laser utilizado no rejuvenescimento vaginal. Geralmente são feitas de três a quatro sessões anuais, com intervalo de um mês entre elas.

A perda de volume dos grandes lábios pode ser corrigida com preenchimento com ácido hialurônico. Para o excesso de pele, os lasers podem ajudar, mas nos casos com grande aumento a cirurgia corretiva é a opção mais eficaz.

Exercícios isométricos e tratamentos com ondas eletromagnéticas aumentam o tônus dos músculos, fortalecendo o assoalho pélvico, reduzindo a incontinência urinária e prevenindo a flacidez muscular.

A quebra de tabus em relação ao rejuvenescimento vaginal, o reconhecimento do corpo (hoje em dia, quem não faz uma selfie, não é mesmo?) e a maior longevidade fizeram com que temas como a sexualidade e o bem-estar feminino passassem a ser mais abordados e questionados. Dessa maneira, novos tratamentos surgem a cada ano para melhorar o prazer sexual e a qualidade de vida das mulheres. Sorte a nossa!

 

 

Foto: Flickr/ watashiwani

Continue lendo "Rejuvenescimento vaginal não é mais tabu"

Por: Larissa Hanauer

Larissa Hanauer (CRM 246168) é médica dermatologista na Clínica Adriana Vilarinho, em São Paulo.