• Papo Reto

Entrevistei a figurinista Paula Iglecio

https://youtu.be/qHoC0sOB8zI

Amigos, hoje eu tenho a honra de entrevistar a Paula Iglecio, que foi supervisora de figurino do filme “Ensaio sobre a Cegueira”, de Fernando Meirelles, e figurinista em um episódio da minissérie Cidade dos Homens, na Globo, e da novela “Dona Anja”, no SBT. Recentemente, Paula assumiu o figurino de “Aqui na Band”, novo programa da minha amiga Silvia Poppovic. 

Nesse bate-papo, ela me contou sobre sua carreira na moda – que começou em revistas como Claudia e Vogue – e sobre seus estudos em Paris, inclusive um curso de figurino de moda na Ópera Garnier. “Voltei para o Brasil e fui trabalhar na Elle com a Regina Guerreiro, mas fiquei com a pulga atrás da orelha. Soube então que a TV Cultura estava selecionando produtora de figurino para o Castelo Rá-Tim-Bum. Ainda não era para figurinista, mas era um começo”, me disse.

Fiquei curiosa para saber exatamente como trabalha e o que faz um figurinista e ela me respondeu: “Em novelas e filmes, a gente precisa de um roteiro. Definindo o personagem, fazemos uma pasta de referências em cima deste perfil. Na sequência, produzimos as roupas pegando emprestadas em lojas ou comprando, de acordo com o trabalho. Em resumo, o papel do figurinista é criar aquele personagem”.

Na vida real, apresentadores também demandam o serviço de figurinista. “Todas as áreas têm que conversar: cenário, luz e até o microfone”, explica. Na sequência, depois de aprovada a pasta de referências pelo diretor, o ator ou apresentador faz as provas e muitas vezes adaptações são necessárias: se o ator tem alergia a algum tecido ou tipo de gola, por exemplo, o figurinista precisa correr atrás de adaptar o look pensado.

A profissão também demanda muita sensibilidade. “Eu falei para a Silvia Poppovic: ‘você pode usar qualquer coisa. Não é porque você tem mais de 60 anos que não pode usar algum comprimento. O importante é usar o que é adequado ao seu corpo’. E ela é muito elegante”, recorda. Eu concordo plenamente!

Ao final da entrevista, Paula deu dicas para quem quer começar a trabalhar como figurinista. Assistam porque está imperdível!

Continue lendo "Entrevistei a figurinista Paula Iglecio"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.