• Arte & Artesanato

Uma homenagem às árvores em Paris

Amigos, minha amiga Serena Ucelli esteve em Paris recentemente e ficou encantada com uma verdadeira homenagem às árvores: a exposição “Nous les Arbres” (“Nós, as árvores”, em livre tradução), em cartaz até 5 de janeiro na Fondation Cartier pour l’Art Contemporain. Esta mostra reúne uma comunidade maravilhosa de artistas, botânicos e filósofos para prestar uma homenagem às árvores.

A ideia é dar voz a diversas pessoas exibindo sua ligação com as árvores através de manifestações estéticas ou científicas que trazem à luz a beleza e a riqueza biológica dos “grandes protagonistas do universo que vivem hoje sob ameaça”, explica o site da galeria.

Estudos científicos recentes levantaram a hipótese de uma inteligência vegetal – analisando processos como a simbiose, o desenvolvimento de uma memória e até capacidades sensoriais. Foi o que motivou esta homenagem às árvores, realizada por meio de desenhos, pinturas, fotografias, filmes e instalações de artistas do mundo todo. Dos índios Yanomami a Luiz Zerbini, passando por Adriana Varejão, não faltam nomes brasileiros nessa lista.

“Nous les Arbres” segue três linhas narrativas: a da botânica e biologia, a da estética e a da devastação. A mostra é organizada pelo antropólogo Bruce Albert e tem como mote a seguinte frase do filósofo italiano Emanuele Coccia: “Não há nada puramente humano, existe vegetal em tudo o que é humano e existe árvore na origem de toda a nossa experiência”. Bela homenagem às árvores, não acham?

 

 

Fotos: Reprodução/Instagram @fondationcartier

Continue lendo "Uma homenagem às árvores em Paris"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.