• Viagens

Toscana: a região dos vinhos

Na semana passada, falei aqui sobre minhas dicas da Toscana, mas ainda estava faltando falar da região dos vinhos!

Vamos a eles. A cerca de 100 quilômetros de Florença fica Montepulciano, uma pequena cidade muito agradável. A Piazza del Duomo é extraordinária. Mas e os vinhos? Você precisa conhecer as adegas do histórico Palazzo Contucci que estão entre as mais belas e mais antigas da Europa. O restaurante mais agradável por ali é o La Grotta, perto da linda Igreja de San Biagio que também merece ser vista.

Toscana - regiao dos vinhos

Se você tiver tempo, diga para Pienza, que é maravilhosa e fica ali do lado. Visite a famosa Piazza e o Palazzo Piccolomini, onde há um jardim fantástico. As ruas têm nomes maravilhosos, como Via del Bacio, Via dell’Amore, Via della Fortuna… Você pode comer bem, sem pretensões, no simpático Sette di Vino ou apreciar um sanduíche com a tradicional porchetta assada, olhando a vista. Lá foram filmadas as cenas externas do filme “Gladiador” (2000).

Toscana - regiao dos vinhos

Pérolas da região dos vinhos da Toscana

Não deixe de visitar Arezzo: a parte alta e antiga da cidade é linda. Dois lugares são um must go: a Piazza Grande, com as arcadas do Palazzo delle Logge, projetado em 1573 por Giorgio Vasari, e a Igreja de S. Francesco, onde há afrescos de Piero Della Francesca, obras consideradas entre as mais belas do mundo. Turistas do mundo inteiro vão visitá-las.

Toscana - regiao dos vinhos

Se estiver por lá no final de semana, aproveite: todo primeiro domingo do mês, há uma feira de antiguidades, a mais famosa da Itália, que ocupa praças e ruas de Arezzo. Coma na Buca di San Francesco, ao lado da igreja.

Saindo de Arezzo, Bagno Vignone vale a visita: é uma cidade antiga, pequena e deliciosa. A praça é uma antiga piscina térmica desativada. Nunca vi nada igual.

Ao invés de seguir direto para Siena, pare no meio do caminho, na Abadia de Sant’Antimo, onde você aprecia uma paisagem típica toscana.

Mais duas dicas e prometo parar: em S. Galgano há uma igreja sem teto onde são realizados concertos e óperas maravilhosos durante o verão. Ao ar livre, claro. E Montalcino é a pátria do famoso vinho Brunello. Precisa falar mais?

Toscana - regiao dos vinhos

 

 

Continue lendo "Toscana: a região dos vinhos"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.