• Vi & Gostei

O Insulto: eu amei e você tem que ver

No último final de semana, assisti ao filme “O Insulto”, que cai como uma luva em tempos de fanáticos políticos e religiosos. É muito bom e vale a pena assistir.

O roteiro é o seguinte: em Beirute, um incidente banal entre vizinhos é visto como um insulto, o que leva Toni, um cristão libanês, e Yasser, um refugiado palestino, para o tribunal. De feridas secretas a revelações traumáticas, o circo midiático que envolve o caso divide o Líbano em uma crise social, forçando Toni e Yasser a reconsiderarem suas vidas e preconceitos.

A inspiração para a história veio, em parte, de insultos que o próprio diretor, Ziad Doueiri, trocou com um operário de obra que ele molhou quando estava aguando suas plantas, em Beirute. A discussão foi rápida. Dias depois, porém, Doueiri perguntou a si mesmo: “E se uma história começasse com algo tão insignificante assim, um problema na calha, e em vez de ser resolvido, realmente se complicasse?”.

Fanatismo não leva a nada e tudo o que está acontecendo no mundo hoje só reforça isso. Não à toa, “O Insulto” foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro este ano. Ficou curioso para ver? O filme está em cartaz em São Paulo, no Caixa Belas Artes. Eu recomendo!

Assista ao trailer aqui:

 

Continue lendo "O Insulto: eu amei e você tem que ver"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.