• Vi & Gostei

“Baseado em fatos reais”: o novo filme do Polanski

Esse fim de semana fui assistir ao filme “Baseado em fatos reais”, do diretor Roman Polanski, e fiquei impressionada com o roteiro: é muito inteligente. A história do novo filme do Polanski retrata uma crise vivida pela escritora Delphine Dayrieux (Emmanuelle Seigner), e uma fã, Elle, vivida nas telas por Eva Green.

Na trama, Delphine passa muito tempo sozinha após perder seus filhos e, após relatar seu drama em um livro de muito sucesso, passa por uma crise de criatividade. É nesse cenário que Elle surge em sua vida, de maneira tão intensa que ambas acabam vivendo uma atração doentia.

Só que eu saí do cinema depois de ver o novo filme do Polanski com uma pulga atrás da orelha porque o final do filme não é tão simples assim de entender. Então, resolvi conversar com a minha amiga Eleonora Rosset (do site Uma Psicanalista vai ao Cinema) para entender melhor.

ATENÇÃO, SPOILER:

“Achei que Elle é uma criação da mente alucinada de Delphine. Deprimida, ela teve um surto e quase conseguiu se matar. Por outro lado, podemos ver todo o enredo a partir da viagem do marido, quando ela fica só, como uma criação fictícia para o livro que ela estaria escrevendo. É um filme com um roteiro que se presta a mais de uma interpretação. Mas, de qualquer forma, seja uma parte dela destrutiva, seja um personagem literário, Elle não existiu”, disse Eleonora. Sabe que eu concordo? E você?

O filme está em cartaz nos melhores cinemas do Brasil e vale muito a pena. Veja aqui embaixo o trailer:

 

Continue lendo "“Baseado em fatos reais”: o novo filme do Polanski"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.