• Receitas

Receita rápida de fígado à veneziana

Amigos, com fígado não tem meio termo: ou a gente ama ou odeia. Eu amo. E provei um tão delicioso em Veneza que resolvi dividir com vocês esta receita rápida de fígado à veneziana.

Um dos pratos típicos da cidade conhecida como Sereníssima, o fígado à veneziana é bem fácil de fazer, mas o importante é ter bons ingredientes, a começar pelo fígado, de preferência de vitelo, que é mais macio e delicado. Depois, uma boa manteiga, um azeite extravirgem de qualidade e um bom vinagre de maçã completam os ingredientes básicos desse prato.

O acompanhamento clássico lá na Itália é a polenta branca, mas esse tipo não é tão fácil de encontrar aqui no Brasil. Então, minha receita é com polenta amarela. Mas o fígado à veneziana também fica delicioso com purê de batatas, por exemplo.

Um dos segredos do fígado à veneziana é cortar a carne em tiras bem finas, para que ela cozinhe rápido sem ressecar. O outro é que a cebola, abundante, ameniza o gosto ferroso do fígado, portanto, não economizem na quantidade! Vamos à receita?

 

 

Fígado à veneziana com polenta

Ingredientes:

500 g de polenta

2 cebolas em rodelas finas

600 g de fígado bovino cortado em tiras finas

100 g de manteiga

150 ml de azeite

½ copo de vinagre de maçã

Sal e pimenta-do-reino a gosto

 

Como fazer:

Em uma panela funda, ferva 2 litros de água e jogue aos poucos a polenta, mexendo sempre. Salgue a gosto e deixe 30 minutos no fogo baixo, mexendo sem parar. A polenta deve ficar cremosa e homogênea.

Em uma frigideira grande, derreta a manteiga e o azeite, frite a cebola até amolecer e acrescente as tiras de fígado. Mexa delicadamente até que fique cozido. Acerte o sal e a pimenta e regue com vinagre para finalizar.  

 

Continue lendo "Receita rápida de fígado à veneziana"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.