• Receitas

Risoto de tomate seco

https://www.youtube.com/watch?v=vW8GU3ywnvU&feature=youtu.be

Amigos, cozinhar é uma questão de inspiração e, normalmente, o que me inspira é a minha geladeira. Sempre dou uma olhadinha no que está ali. Se tem legumes cozidos, que tal fazer um suflê? Se tem queijo, penso em uma torta salgada. Esta semana, tinha tomate seco e na hora tive a ideia de trazer a receita de um risoto de tomate seco para vocês.

O meu eu faço na fazenda e conservo no azeite com temperos. Se você comprar o tomate seco temperado da mesma forma, pode usar assim mesmo. Se comprar apenas o tomate, é importante hidratar em água quente por alguns minutos para amaciar.

Lembrem, amigos, que no risoto de tomate seco – na verdade em qualquer risoto – o que faz a diferença é o caldo de carne. Sempre que fizerem uma carne de panela com legumes, congelem o caldo e usem nessas situações. Podem usar também caldo de frango ou legumes, desde que caseiros, que são sempre mais gostosos.

Agora, vamos ao passo a passo dessa receita deliciosa e fácil:

 

Receita de risoto de tomate seco

Ingredientes:

½ copo de azeite

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

2 copos de arroz arbóreo

1 litro de caldo de carne

150 gramas de tomate seco (hidratado e temperado)

1 copo de vinho branco seco

Queijo parmesão ralado na hora a gosto

Sal e pimenta-do-reino a gosto

 

Como fazer:

Em uma panela funda, aqueça o caldo de carne. Paralelamente, em uma frigideira grande, doure no azeite a cebola e o alho. Em seguida, coloque o arroz e deixe pegar sabor. Vá regando com o caldo aos poucos e acrescente o tomate seco, mexendo sempre. Depois de 15 minutos, coloque o vinho, tampe a frigideira e aguarde mais 3 minutos. Finalize com o parmesão e prove para acertar o sal e a pimenta-do-reino. Lembre de deixar molhadinho e se precisar acrescente mais caldo, porque até servir os pratos ele absorve ainda mais o líquido.

 

Continue lendo "Risoto de tomate seco"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.