Amigos, como já contei aqui, esses dias estive em Caravelas, cidadezinha cheia de atrações bacanas. Sem contar a comida, que é sempre uma festa na Bahia. Eu não resisti ao perfume que estava vindo da cozinha da Terezinha, cozinheira da nossa família há anos, e pedi para ela me ensinar a fazer uma farofa de feijão-de-corda. Ela me contou que um dos segredos do prato é a farinha de mandioca amarela da Bahia.
Apesar de não ser uma receita típica italiana, esse é um prato baiano que gosto muito. Descobri porque, por lá, o pessoal não chama essa receita de feijão tropeiro (receita gaúcha). Pois, ao invés da costelinha usada no prato do Sul, na Bahia, se usa apenas o bacon e a linguiça para dar o sabor ao feijão.
O bacon e a linguiça juntos podem até parecerem ingredientes pesados, mas no final, o prato fica leve e é um ótimo acompanhamento para um peixinho, servido com uma bela caipirinha. Viva a Bahia!
Vejam que fácil e delicioso!
Receita de farofa de feijão-de-corda
Ingredientes:
500 gramas de feijão-de-corda (fraudinha) cozido, mas firme
2 cebolas picadas
2 linguiças paio picadas
100 gramas de bacon em cubinhos
½ pimentão amarelo picado
½ pimentão vermelho picado
½ maço de cheiro verde picado
2 colheres de sopa de farinha de mandioca amarela da Bahia
2 colheres de sopa de azeite
Sal a gosto
Como fazer:
Escorra o feijão, já cozido em uma panela de pressão por 10 minutos, e reserve. Em uma panela grande acrescente a cebola, a linguiça paio e o bacon. Refogue até ficar bem douradinho. Acrescente o pimentão vermelho e o amarelo e refogue tudo. Em fogo baixo, adicione o feijão e regue com azeite. Adicione a salsinha e a cebolinha. Mexa bem. Ao final adicione, aos poucos, as duas colheres de farinha e mexa para ela se misturar com os outros ingredientes de forma uniforme. Em 10 minutos o prato estará pronto, é só servir.





